Pular para o conteúdo principal
BC mantém taxa Selic em14.25% ao ano
Banco Central mantém taxa de juros em 14,25%
APESAR DA MANUTENÇÃO, Selic permanece no maior patamar em nove anos. Mercado financeiro também apostava que não haveria mudanças
No dia em que se soube que a inflação acumulada em 12 meses superou a marca de 10% em algumas regiões do país, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manteve a taxa básica Selic estável em 14,25% ao ano. Também sinalizou, no comunicado, que o IPCA ( índice oficial de inflação) não irá convergir para a meta, que tem como teto 6,5%, nem em 2016. Esta é a segunda vez que o colegiado, por unanimidade, decide congelar o juro. O mercado financeiro também apostava em peso que não haveria mudanças.
Decisão tenta conter a alta dos preços
Ao manter a Selic ( taxa básica de juros anual) em patamar elevado, o Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central (BC) tenta conter o aumento dos preços, pois torna os empréstimos mais caros.
Com isso, inibe o consumo, o que contribuiria para o controle da inflação. Ao encarecer os empréstimos, também fica mais difícil o financiamento das empresas e pode mudar o foco dos investimentos. Ou seja, por que investir em um negócio quando os títulos públicos e demais produtos da renda fixa pagam juro de dois dígitos ao ano?
Havia expectativa de que a inflação cedesse no trimestre passado. No entanto, novos reajustes de combustíveis devem seguir pressionando o IPCA (índice oficial)
Rudinei Pereira
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário...