POLÍTICA: Gilmar Mendes suspende nomeação de Lula para ministro da casa civil

     Ministro também manteve investigações sobre Lula com o juiz Sergio Moro

Ex-presidente Lula foi impedido de assumir como ministro da Casa Cicil

     Desde quarta-feira quando o ex-presidente Lula tomou posse como ministro chefe da casa civil, muitas ações pedindo a suspensão da posse de Lula estão dando entrada no (STF) Supremo Tribunal Federal, portanto a maior parte dos processos é de relatoria do ministro Gilmar Mendes que decidiu dar um ponto final nessa guerra de liminares pedindo a suspensão de Lula no ministério.

     A (AGU) Advocacia Geral da União já entrou com ação no (STF), pedindo a paralisação de todas essas liminares que tramitam pelo país. Todas as liminares pedem a suspensão de Lula no ministério, alegando que a nomeação de Lula é apenas manobra política para obter foro privilegiado.

     Apesar do Ministro Gilmar Mendes não ter suspendido as mais de 50 ações populares que questionam a nomeação e a posse de Lula, na prática a decisão dele valerá até que haja manifestação no plenário do (STF) sobre o tema, a nomeação de Lula não deve ser discutida antes do feriado de páscoa porque o supremo não terá sessões na semana que vem e a próxima sessão está marcada para 30 de março.

     Além de suspender a nomeação, Gilmar Mendes também determinou que o processo contra Lula volte para as mãos do Juiz federal Sergio Moro que conduz a operação Lava Jato na 1ª instancia em Curitiba.

 Leia também/ Política:Brasil tem maior manifestação contra a presidente Dilma neste domingo




Comentários

Postagens mais visitadas