Câmara aprova impeachment de Dilma

Câmara aprova impeachment de Dilma

    17/04/2016 um dia que ficou marcado na história da jovem democracia brasileira, às 23h07 foram alcançados os 342 votos necessários para aprovação do processo de abertura do impeachment da presidente Dilma Rousseff. 
A sessão foi encerrada por voltas das 23h51 com 367 votos a favor do impeachment, 137 contra, 7 abstenções e 2 faltas.
Votação do processo de impeachment

O Impeachment no senado

Uma comissão será formada para avaliar o processo que segue agora para o senado. O processo que será votado só terá continuidade se 41 dos 81 senadores concordarem com ele. Se o senado aceitar o pedido, a presidente é afastada por um período de 180 dias (6 meses) e o vice-presidente Michel Temer assume o cargo. Com isso Dilma recebe um prazo de 20 dias para apresentar nova defesa.


Julgamento do Impeachment

Durante os 180 dias de afastamento da presidente (se aprovado no senado), o senado irá julgar se Dilma é responsável pelos crimes de responsabilidade apontados no processo. A votação final será em uma sessão do senado presidida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
O impeachment só é aprovado se 54 dos 81 senadores votarem a favor. Se Dilma for condenada, perde o mandato e fica inelegível por 8 anos, se for absolvida, Dilma volta automaticamente ao cargo de presidente.

Comentários

Postagens mais visitadas